sexta-feira, 15 de junho de 2012

Conselho aos jovens solteiros

“buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mt 6.33)”

Diz o ditado que se conselho fosse bom não se dava, vendia, mas de qualquer forma há necessidade de aconselharmos uns aos outros, e esse conselho ainda que gratuito será precioso se vir da Palavra de Deus. Resolvi escrever sobre isso porque me preocupo muito com os jovens solteiros, ainda que eu também seja um, porque tenho visto o estrago que decisões erradas nessa área têm causado na vida de muitos jovens, também por ter visto tantos casamentos que terminam em divórcio, adultério e tantas outras coisas que são abomináveis a Deus.
Falar de algo da Palavra nunca é fácil, é triste quando pessoas que ouvem constantemente essas verdades mesmo assim a desprezam e além disso o padrão que a Palavra exige é tão alto que de certo modo sempre serei hipócrita ao falar sobre ela. Porém ainda assim essa é nossa tarefa e creio que há um conselho precioso a todos os jovens solteiros.
Antes de meditarmos no versículo acima, precisamos esclarecer algumas coisas sobre o namoro. O namoro é fruto de nossa cultura, não encontramos um exemplo de namoro na Bíblia, porém a Bíblia não reconhece nenhum tipo de relacionamento entre homem e mulher que não vise o casamento, portanto ninguém deve namorar se não pensa em se casar. Outro ponto a se considerar é que o namoro de um cristão deve ser somente com outro cristão (2 Cor 6.14)[1] e que ainda que ninguém deva se casar apenas após um planejamento financeiro avarento e ambicioso é importante ter a perspectiva de uma estabilidade financeira, ter pelo menos um emprego ou a perspectiva de um, isso principalmente para o homem[2] antes de pensar em namorar (Pv 24.27)[3]. Dito isso muitos solteiros que estão preocupados e desesperados para namorar tem que se dar conta que nem tem condições para isso, e não devem pensar nisso agora.
Agora indo ao versículo, depois de tanta demora resumo meu conselho aos jovens solteiros ao que o próprio versículo diz “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Portanto não faça da busca do namoro o objetivo principal de tua vida, mas a busca do reino, se for da vontade de Deus ele o agraciará no momento oportuno com a pessoa que também tem esse mesmo objetivo e que ao contrário de muitos casos, nos quais o namoro acaba sendo um espinho na carne na vida espiritual do crente, será de crescimento espiritual para ambos e só assim eles conseguiram refletir em seu relacionamento o maravilhoso relacionamento entre Cristo e a Igreja (Ef 5.22-33)[4]. Aqueles que desrespeitam esse conselho que vem de Cristo Nosso Senhor, irão na busca de um(a) namorado(a) procurar por características que não são primordiais de acordo com a Palavra como beleza e dinheiro, e depois colheram os frutos de suas próprias decisões tolas Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.(Gl 6.7)”
Que o Senhor nos abençoe para que façamos do seu Reino a nossa busca, quer sejamos solteiros, estejamos namorando, noivos ou casados. E que independentemente de nosso estado civil busquemos somente Nele a nossa Alegria (Fp 4.4)[5] e aprendamos a viver “contentes em toda e qualquer situação (Fp 4.11)” porque o que realmente importa é sermos parte da Noiva do Cordeiro. Amém.


Autor: Ivan Junior


[1] “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?”
[2] “Ainda que possamos aprender pelo texto de Pv 31 que a mulher pode auxiliar financeiramente sua casa a bíblia sempre coloca o homem nesse papel. Porém papeis diferentes não significam que mulheres são inferiores ao homem, pois ambos foram criados a imagem e semelhança de Deus Gn 1.27.”
[3]Cuida dos teus negócios lá fora, apronta a lavoura no campo e, depois, edifica a tua casa.”
[4]As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,  para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo. Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.”
[5] “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário