quinta-feira, 14 de junho de 2012

Totalmente Incapazes


Pode acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal.” (Jeremias 13.23)

Há uma parábola africana bem interessante que gostaria de contar brevemente:
Certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio. 
O escorpião vinha fazer um pedido: "Sapinho, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?" O sapo respondeu: "Só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralizado e vou afundar."
Disse o escorpião: "Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos." 
Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio.  
No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo. 
Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou: "Por quê? Por quê?" 
E o escorpião respondeu: "Por que sou um escorpião e essa é a minha natureza."[1]

Assim como o escorpião dessa história o homem não é capaz de agir contrário a sua própria natureza. Por mais que lavássemos um porco, ele não deixará de gostar de se sujar na lama e certamente faria isso na primeira oportunidade. Assim também é em relação ao homem.
Quando olhamos para a Palavra de Deus, vemos que ela fala que a natureza do homem é má: “Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;” (Gênesis 6.5) “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia” (Isaías 64.6). Essa não é a opinião que o mundo tem sobre o homem, um famoso pensador suiço dizia “que o homem nasce bom e a sociedade o corrompe”[2], mas se o homem é bom então quem corrompeu a sociedade?
Quando compreendemos a real condição do homem, também devemos compreender que as escolhas do homem não podem ser diferentes da sua natureza, como diz Jeremias “Pode acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal.” (Jeremias 13.23). Muitas pessoas creem que o homem tem uma liberdade de escolher entre o bem e o mal, a essa liberdade os homens dão o nome de “livre-arbítrio”, mas não é isso que a Bíblia nos ensina, pelo contrário nossas escolhas não podem ser livres da corrupção de nosso sujo coração.
A essa escravidão a nossa natureza pecaminosa, que nos torna incapaz de fazer uma escolha boa, os teólogos chamam de “Depravação Total”.
Portanto para entendermos a Salvação do homem é importante entender que o homem é incapaz de salvar a si mesmo, a Bíblia nos ensina que pela nossa terrível condição em pecado não poderíamos escolher servir a Deus, pois naturalmente somos inimigos de Deus.
Vejamos mais alguns textos bíblicos que reforçam essa ideia
como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; são os seus pés velozes para derramar sangue, nos seus caminhos, há destruição e miséria; desconheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos. Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado. Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,” (Romanos 3.10-23)

Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. (Salmo 14.2-3)

Aplicação:
Que diferença faz na minha vida aprender que o homem é mau, e incapaz de escolher o caminho correto?
Bom, há algumas coisas práticas em meditarmos sobre isso. Primeiro isso nos mostra como devemos nos aproximar de Deus, não orgulhosos de nossa condição, mas de modo humilde “Bem-aventurado os humildes de espírito” (Mateus 5.3).
Segundo, isso explica a causa do mal no mundo, o mal na sociedade não acontece porque nossas leis são injustas ou porque se investe pouco em educação, ainda que essas coisas possam dar uma “melhorada” na sociedade, a causa do mal da sociedade é o homem “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.” (Mateus 15.18-19).
Além disso, é pelo homem ser naturalmente mal que nossos filhos precisam de disciplina, “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina o corrigira” (Provérbios 22.15). Porque nossa natureza é naturalmente corrupta precisamos de disciplina, mas é importante destacar algo a esse respeito, a disciplina corrige, mas não muda a nossa natureza, ela corrigi as consequências, mas não a causa do problema.
Depois de tudo isso fica uma pergunta, se o homem não pode naturalmente escolher a Deus, como existem pessoas que O servem, a Bíblia fala de pessoas assim, muitos que podem estar lendo esse livro podem ser pessoas convictas de que foram salvas, mas se essa Salvação não vem de minha escolha, de onde vem ela então? A resposta para essa pergunta veremos no próximo capítulo.


Autor: Ivan Junior


[2] Frase do filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau

Nenhum comentário:

Postar um comentário