quinta-feira, 14 de junho de 2012

Um chamado irresistível


Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.” (Atos 16.14).

Para prosseguirmos, é importante ter em mente o que já estudamos, principalmente aquilo que vimos no primeiro capítulo, sobre a incapacidade do homem de vir até Deus.
Como então o homem se volta para Deus? Será que Deus arrasta o homem contra a sua vontade?
O modo como o povo de Deus é chamado é pela palavra de Deus “aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação” (1 Coríntios 1.21). Nosso dever é pregar para todos, não podemos saber quem Deus escolheu, porém Deus muda o coração daqueles que são seus para que eles passem a crer em Cristo.
Vejamos, por exemplo Lídia, a Palavra diz que “o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.” (Atos 16.14). Paulo pregava a Palavra de Deus, e foi o próprio Deus que fez com que Lídia atendesse a sua Palavra.
Então assim como de certo modo o chamado de arrependimento é para todos, e isso os teólogos nomeiam “chamado externo” apenas aqueles que são parte do Povo de Deus tem o coração transformado de modo a virem a crer em Cristo, a essa transformação da vontade do homem de tal modo que o homem não possa negar mais seguir a Cristo os teólogos chamam de “Graça irresistível”. Portanto Deus não traz o homem contra sua vontade, mas muda a vontade do homem para que esse possa então seguir a Deus. Sem a transformação de Deus no homem, esse sempre resistirá a pregação do Evangelho. Não é atoa que oramos por queridos nossos que não servem a Cristo, pois é o Senhor quem nos diz que “tirarei seu coração de pedra e lhes darei coração de carne” (Ezequiel 11.19; 36.26). Foi Deus que “resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.” (2 Coríntios 4.6). E é Deus quem nos traz até Cristo “Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou, não o trouxer” (João 6.44).
Assim como pela pregação há um chamado para todos “Chamado externo” Deus chama de um modo especial àqueles que são seus eleitos, a esse chamado dos eleitos os teólogos dão o nome de “chamado interno”. É desse chamado que Paulo fala quando diz: “E aos que predestinou, a esses também chamou;” (Romanos 8.30). Ou seja, serão chamados pelo próprio Deus, todos aqueles que foram escolhidos desde a eternidade. Por meio da pregação da Palavra os eleitos de Deus terão o coração por Deus transformado, e se prostrarão perante Ele.
Tentando resumir o que foi dito, apesar da palavra de Deus ser proclamada a muitos (chamado externo), nem todos ouvirão a Palavra (chamado interno). “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos” (Mateus 22.14). Mas as ovelhas de Cristo pela qual o Bom Pastor deu a própria vida ouvirão a sua voz porque “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem” (João 10.27).

Aplicação

Assim como tudo que aprendemos até agora, aprender que é Deus que muda o coração do homem para que esse possa crer nos leva a exaltar ainda mais a Deus e se humilhar ainda mais na presença d’Ele. Cabe a todos nós cumprir a Palavra de Deus e pregar a todos os homens, porém apenas aqueles que Ele escolheu desde a eternidade crerão n’Ele por ação d’Ele somente, de modo que se pregarmos e alguém se converter, toda Glória deve ser dada a Deus somente, pois Ele “nos chamou para sua própria glória e virtude” (2 Pedro 1.3) “A Ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém.”(2 Timóteo 4.18).
Após sermos salvos, há uma jornada pela frente, será que podemos estar certos de que vamos seguir nela até o fim? Será que se manter nela depende de nós ou de Deus? Sobre esse assunto falaremos no próximo capítulo.


Autor: Ivan Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário