terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O Rei Leão – lembre-se de quem você é




Recentemente assisti a animação “O Rei Leão[1]”, já tinha assistido quando criança, mas assistindo  novamente lembrei da história. Sei que muitos crentes tem umas teorias bizarras sobre o filme, já ouvi algo como que em determinada cena contornando as estrelas ( e para ver isso congelando a imagem) se formaria a palavra Sexy, bom para mim isso é claramente colocar chifre em cabeça de cavalo, pensar que uma criança se tornaria pervertida por causa disso é viajar longe demais. Ainda assim creio que os pais devem conversar com os filhos sobre algumas coisas relacionadas ao filme. Devem, por exemplo, deixar claro que a Bíblia proíbe a consulta aos mortos e a feitiçaria[2].  

Resumindo a história, O rei Musafa é traído pelo seu irmão Scar, que mata seu próprio irmão e manda matar seu sobrinho Simba para conseguir o trono. Simba acaba fugindo e sendo criado por um suricato e um Javali (Timão e Pumba), até retornar para reaver o trono que era dele por direito.
Algo que me chamou atenção no filme, é o momento em que o Pai de Musafa diz a Simba para ele “lembre-se de quem você é”. Simba sabia nesse momento que era o rei por direito, mas preferia ignorar quem ele era a voltar e assumir a responsabilidade de ser rei. Saul também tentou fugir da responsabilidade de ser rei[3]. Nós como cristão tendemos como Simba ignorar quem somos para não assumir nossa responsabilidade como cristãos. O apóstolo Paulo tende a lembrar constantemente quem somos para nos estimular a assumir nossas responsabilidades:
Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (1 Coríntios 3.16)
Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas? (1 Coríntios 6.2)
Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça? (Romanos 6.16)
Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não. (1 coríntios 6.15)
Lembre-se de quem você é, não adianta fugir, como cristão você tem grandes responsabilidades.
Autor: Ivan Junior


[1]  Segundo a Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Rei_Le%C3%A3o )O Rei Leão (em inglês: The Lion King) é o 32º filme animado de longa-metragem da Walt Disney Pictures, lançado em 1994. É a décima oitava maior bilheteria da história, a segunda animação com maior bilheteria de todos os tempos, perdendo apenas para Toy Story 3
[2] Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;  nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; (Deuteronômio 18.10-11).
[3] Então, tornaram a perguntar ao SENHOR se aquele homem viera ali. Respondeu o SENHOR: Está aí escondido entre a bagagem. (1 Samuel 10.22)

Nenhum comentário:

Postar um comentário