quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Por que a masturbação é um pecado?


 “O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido.  A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher.” (1 Coríntios 7.3-4)

Há certas coisas que inicialmente podem não parecer muito claras na Bíblia, e é interessante notar que mesmo havendo indícios da prática da masturbação na literatura egípcia antiga[1] não há em nenhum trecho da Bíblia uma proibição explicita da masturbação. Com base nisso há aqueles que veem a masturbação como uma prática que não deveria ser condenada, há outros que argumentam que ela só pode ser pecaminosa se acompanhada de pensamentos pecaminosos, mas se fossemos considerar as coisas desse modo o pecado seria os pensamentos (acompanhados ou não da masturbação) e a masturbação em si não seria o problema.
Porém gostaria de argumentar, considerando que “Todo o conselho de Deus concernente a todas as coisas necessárias para a glória dele e para a salvação, fé e vida do homem, ou é expressamente declarado na Escritura ou pode ser lógica e claramente deduzido dela.”[2] Que a masturbação, independentemente de estar ou não acompanhada de pensamentos pecaminosos é um pecado.
Para isso vamos a Bíblia.
Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.” (Gênesis 1.26-27)
Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gênesis 2.24)
Esses dois textos falam de um período anterior a queda, é interessante notarmos que o sexo não surgiu da queda sendo uma ordenança da criação (a queda faz com que o homem fizesse mau uso do sexo, mas o sexo em si não é mal). Notamos nesses textos que o sexo foi criado para ser desfrutado entre homem e mulher, dentro de uma relação de casamento, já que Genêsis 2.24[3] fala da instituição do casamento, mesmo se não tivéssemos nenhum texto condenando a fornicação, o adultério, o homossexualismo, a poligamia e a bestialidade esse princípio é o suficiente para compreendermos essas práticas como pecaminosas (o que é confirmado em outros textos bíblicos).
Com base nisso, podemos compreender a masturbação como uma prática sexual que foge desse princípio, pois o ato sexual foi criado para ser desfrutado entre o homem e a mulher e não entre o homem e si mesmo e a mulher e si mesma. Dentro da relação de casamento o homem satisfaz sexualmente a mulher e a mulher ao homem e não há lugar para uma auto-satisfação sexual.
O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido.  A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher.”
Ainda que não haja um mandamento “não se masturbarás” baseado nos princípios para os quais o sexo foi criado podemos compreender que independentemente de estar ou não acompanhado de pensamentos pecaminosos a masturbação é um pecado.
Depois de tentar de forma breve e simples argumentar porque é pecado masturbar-se, queria deixar uma palavra a todos que lutam contra esse pecado. A Bíblia constantemente nos dá ordens que não temos capacidade de cumprir por nós mesmos, lutar sozinho contra essa prática é com certeza travar uma luta perdida, devemos buscar refúgio em Cristo e compreender o sexo como um dom de Deus, dom esse que deve ser guardado para uma relação monogâmica heterossexual na qual Deus será glorificado.

Autor: Ivan Junior


[1] Erwin Lutzer cita isso em um texto em que fala sobre a masturbação http://www.monergismo.com/textos/sexualidade/masturbacao-errado_lutzer.pdf
[2] CFW VI
[3] Essa ideia é fortalecida por citações de Cristo em Matues 19.4-6 e de Paulo em Efésios 5.22-33.

Um comentário:

  1. Eu masturbo, pois minha esposa me renega e dispreja, sai com outros homens e comigo, só acusa, julga, exige, cobra e na intimidade não é comigo. Sinto muita falta do sexo, é a minha fraqueza, por isto casei, mas me sinto um homem inútil, um eunuco de cuida de mulher dos outros, sem direito a satisfazer me com quem assumi uma relação diante de Deus e da sociedade.

    ResponderExcluir